Como funciona o PIX? Resposta para as principais dúvidas do método de pagamento instantâneo

 Neste artigo você vai entender o que são pagamentos instantâneos, o que é o PIX, a diferença entre Pagamentos digitais e instantâneos como ele funciona, e os benefícios deste novo método de pagamento no Brasil.

Caso queira mais informações sobre os benefícios do PIX para os microempreendedores você pode conferir no site NoDetalhe mais detalhes sobre o uso do PIX no Brasil. 



O que são pagamentos instantâneos?

Os pagamentos instantâneos são transferências de moeda electrónica entre diferentes instituições em que a transmissão de mensagens de pagamento e a disponibilidade do fundo para o beneficiário final ocorrem em tempo real e cujo serviço está disponível para os utilizadores finais 24/7.

O Banco Central do Brasil viu a necessidade de criar e regular este novo Acordo de pagamento por causa da digitalização do comércio eletrônico e da atual lacuna nos métodos de pagamento.

O que é o PIX?

O PIX é o sistema criado pelo Banco Central brasileiro para dar vida aos pagamentos instantâneos. É através do PIX que todas as carteiras que usam códigos QR serão interoperáveis, o que significa que as transferências e pagamentos serão permitidos de uma carteira eletrônica para outra em tempo real, 24/7.

Quais são as principais diferenças entre carteiras digitais e pagamentos instantâneos (PIX)?

Os pagamentos instantâneos representam um novo acordo dentro do sistema financeiro brasileiro que permitirá transações 24/7 em tempo real entre diferentes instituições sem a necessidade de intermediários como Sistemas de cartões, adquirentes ou emitentes. Carteiras digitais são simplesmente empresas que hoje estão simplesmente armazenando informações de cartão de crédito para os usuários e deixando-os recarregar o saldo de uma conta transacional para tornar o processo de checkout mais fácil.

Outra grande diferença é o fato de que os pagamentos instantâneos permitirão a interoperabilidade de todas as carteiras digitais, o que significa que um titular de conta da carteira eletrônica A será capaz de transferir fundos para o titular de conta da carteira eletrônica B sem qualquer problema e em tempo real.

Ambos usam a mesma tecnologia na maioria dos casos (código QR e NFC), mas os pagamentos instantâneos são o próximo passo de carteiras digitais. 

Quais são os principais benefícios dos pagamentos instantâneos?

Os pagamentos instantâneos oferecem muitos benefícios ao mercado brasileiro atual. Eles vão custar menos desde há nenhuma necessidade para os adquirentes, os sistemas de cartões ou emitentes para participar no acordo, a transação acontece em tempo real o que está a um passo de o principal método alternativo de pagamento (Boleto Bancário), ele vai permitir a interoperabilidade de todas as carteiras e os jogadores que usam o QR Code como método de pagamento, e não requer que o usuário final tenha uma conta bancária.

O crescimento do comércio digital no Brasil

De acordo com o Banco Central do Brasil, a população do Brasil está se tornando cada vez mais centrada no celular, o que significa que o e-commerce continuará gradualmente dando espaço para o m-commerce no futuro e a indústria de pagamentos precisa estar preparada, uma vez que os clientes vão esperar um processo de checkout mais simples do que o que eles têm hoje em dispositivos desktop.

A pesquisa além das fronteiras mostra o Brasil como a quinta maior economia de internet e celular do mundo, com muito espaço para expandir. Em 2022, o número de assinantes móveis únicos pode aumentar 26%, enquanto o número total de conexões pode aumentar 40%.

Em termos gerais, espera-se que a mobile ultrapasse o desktop em termos da despesa global em 2021, representando 51% do comércio electrónico. Os métodos de pagamento estão mudando para acomodar esta nova tendência: as pessoas agora estão pagando através de seus dispositivos móveis também (62%), algo que ajuda com a compra de impulso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Principais candidatos a prefeito do Rio de Janeiro em 2020

Adjetivos Pátrios - O que são e quando usar?

As oportunidades que são criadas com o SESC: Veja aqui e fique por dentro