Sustentabilidade ambiental - Porque é necessária?


Por que é tão importante que o homem tenha como planejamento um desenvolvimento sustentável? Vamos descobrir.

O que é sustentabilidade?


Para muitos que desconhecem essa palavra, a sustentabilidade nada mais é do que um conceito associado ao desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável por sua vez consiste em um planejamento com foco em estratégias e ideias que sejam economicamente viáveis, ecológica e politicamente correta, e que tragam benefícios para o meio ambiente.

Por que a sustentabilidade é necessária?

Os impactos negativos que o ser humano vem provocando ao meio ambiente estão cada mais vez visíveis. O excesso de poluentes, dizimação de espécies, o acúmulo de substâncias tóxicas no ar, e principalmente o excesso de resíduos sólidos ‘esquecidos’ pelo planeta estão diminuindo gradativamente a biodiversidade.

Resíduos tóxicos prejudicam o meio ambiente e provocam doenças


Outro grande impacto causado por tudo isso são as doenças causadas pelo excesso de resíduos tóxicos no ar.

E tudo isso faz com que a sustentabilidade seja uma crescente preocupação, já os recursos naturais se tornam cada dia mais escassos devido as consequências que o próprio ser humano traz ao seu meio ambiente.

A sustentabilidade será fundamental para que possamos salvar o planeta


Por isso, a sustentabilidade deixa de ser necessária, para se tornar obrigatória. Isto é, o desenvolvimento sustentável pode salvar o planeta, e amenizar condições que afetam não apenas a fauna e a flora, como também a qualidade de vida do ser humano.

Quais serão as consequências caso não haja um foco na sustentabilidade ambiental?

A tendência é que o planeta alcance um nível progressivo evolução industrial e tecnológica. Se atualmente estamos sofrendo com o excesso de tecnologia e resíduos industriais por falta de um planejamento sustentável, imagine então daqui a algumas décadas.

De pouco a pouco, todo esse progresso sem um foco na sustentabilidade vai degradando a biodiversidade até que não tenhamos mais condições de viver.

Isto porque ao contrário do que muitos pensam, ainda dependemos de recursos naturais para nossa sobrevivência.

Sem recursos naturais, a fome irá se proliferar no mundo inteiro. Países que já sofrem com essa falta de recursos, principalmente os que pertencem ao continente africano, já sentem na pele essas consequências.

Este é um dos exemplos do que a ganância e a falta de sustentabilidade podem trazer ao planeta.

Por estes motivos, para que possamos salvar a Terra de uma degradação completa do meio ambiente, extinção de inúmeras espécies de animais, e fome no mundo inteiro, é fundamental mantermos nosso foco na sustentabilidade.

O desenvolvimento sustentável é a esperança para nosso planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tempos verbais - O que é? Dicas de como usar e Exemplos

Cadeia alimentar - Como funciona?

Climas do Brasil - Quais são e Características de cada um