Personagens do folclore brasileiro



O Brasil é dono de um riquíssimo folclore, resultado da mistura de diferentes culturas e povos que ajudaram a construir a sociedade do país.

Veja abaixo alguns dos mais populares personagens do folclore brasileiro.

SACI-PERERÊ

O Saci-Pererê é um dos personagens mais populares do folclore brasileiro. Ele é descrito como um menino negro muito travesso que possui apenas uma perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.

O Saci é conhecido como um ser brincalhão e trapaceiro que pode sumir e aparecer quando quiser, além de fazer travessuras como: trocar o sal pelo açúcar, esconder objetos, fazer a comida queimar, entre outras.

A lenda do Saci-Pererê é tão marcante no folclore nacional, que foi criada uma data comemorativa exclusiva para esse moleque arteiro: 31 de outubro, o Dia do Saci.

BOITATÁ

Um personagem de origem indígena, o Boitatá é descrito como uma enorme serpente que possui chifres de touro, grandes olhos de fogo e desliza pela floresta após o anoitecer.

Conforme a lenda esse ser protege as matas e os animais contra a agressão do homem, principalmente das queimadas. Além disso, segundo a tradição, quem olha diretamente para um Boitatá fica cego, enlouquece ou morre.

MULA-SEM-CABEÇA

A Mula-sem-cabeça é outro personagem muito conhecido do folclore brasileiro. A criatura é descrita como uma mula de cor preta ou marrom que no lugar da cabeça tem uma enorme tocha de fogo.

Segundo a lenda, a Mula-sem-cabeça teve origem na história de uma mulher que se relacionava com um padre, e como castigo, se transformava nessa criatura, pagando assim os seus pecados.

A transformação da moça nesse animal acontece nas noites de quinta-feira e só tem fim quando o dia nasce. Para livrar a mulher dessa maldição é preciso que alguém enfrente a fera e tire o ferro que aperta o pescoço dela.

CURUPIRA

O Curupira é outro personagem do folclore nacional que protege as matas e os animais da ação do homem, além de ser muito travesso assim como o Saci-Pererê.

A criatura é descrita como anão de cabelos vermelhos, que tem os pés virados para trás e o corpo coberto de pelos.  O Curupira usa os seus peculiares pés para enganar as pessoas, fazendo assim que elas fiquem presas na floresta e não encontram o caminho para casa.

BOTO COR-DE-ROSA

Conforme essa lenda um boto cor-de-rosa, algo como um golfinho dos rios amazônicos, se transforma em um homem muito bonito para seduzir as mulheres das cidades ribeirinhas.

A transformação da criatura ocorre durante as noites de lua cheia, nas festividades do mês de junho.

A lenda é muito comum na região amazônica para tentar justificar uma gravidez acidental. Desse modo, quando a mulher desconhece a identidade do pai do bebê é comum dizer que ele é "filho do boto".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fases da Lua - Quais são elas? O que elas representam? Quais as datas de mudança?

Camadas da Terra - Núcleo, manto, crosta - Quais as funções da estrutura interna da terra?

O que são conjunções coordenativas? Qual a diferença entre elas?