Climas do Brasil - Quais são e Características de cada um


No Brasil existe uma grande quantidade climas diferentes uma vez que ele apresenta uma grande extensão territorial. Além disso, o país possui diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar.


Clima equatorial

Esse clima está presente em regiões como Amazônia, Mato Grosso e Maranhão. Tem esse nome pois sofre influência das massas de ar equatorial e continental atlântica que apresentam um ar quente e úmido.
Essas regiões apresentam então, temperaturas que variam entre 25 º C e 27º C, além disso, existe a presença de chuva constantemente que reduz a amplitude térmica em 3 º C.

Clima Tropical

Esse é um dos climas que podemos encontrar na porção oriental do Maranhão, grande parte do Piauí, porção ocidental da Bahia e em partes de Minas Gerais e Roraima.
As temperaturas desse tipo de clima podem variar entre 18 º C e 28 º C e sua amplitude térmica pode variar entre 5 º C e 7 º C.
As estações do clima tropical são bem definidas onde existe a temporada de chuvas no verão e redução da umidade no inverno.

Clima tropical de altitude

O clima tropical de altitude é um dos climas que ocorre em partes mais elevadas do Brasil e abrange estados como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
As massas de ar recebem a influência da tropical atlântica provocando assim, chuvas no período do verão, e geadas no período do inverno decorrentes do choque entre as massas tropical e polar.

As temperaturas dessas regiões podem variar entre 18 °C e 22 °C, e amplitude térmica anual entre 7 °C e 9 °C.

Tropical atlântico

Esse é um dos climas que atinge as regiões do Rio Grande Norte e Paraná, sofrendo influencia da massa tropical atlântica que possui uma temperatura que vai entre  18 °C a 26 °C,amplitude térmica maior à medida que se avança em direção ao Sul.
Subtropical
Ocorre nas regiões com latitudes abaixo do trópico de Capricórnio estando presente no sul dos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grane do Sul e Santa Catarina. É influenciado pela massa polar atlântica e possui temperaturas que em uma média de 18 º C com chuvas bastante intensas, geadas e nevadas.

Semiárido

O semiário é um dos climas mais quentes e secos que ocorre no interior do Nordeste com temperaturas elevadas que estão acima dos 27 º C, além de chuvas escassas e mal distribuídas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tempos verbais - O que é? Dicas de como usar e Exemplos

Cadeia alimentar - Como funciona?

Fases da Lua - Quais são elas? O que elas representam? Quais as datas de mudança?