Cadeia alimentar - Como funciona?




Pode-se definir uma cadeia alimentar como a relação de alimentação entre os diferentes organismos que fazem parte do ecossistema, sendo um sistema utilizado para transmissão de energia de um componente da cadeia alimentar para outro.

Ou seja, a cadeia alimentar é um processo de transferência de energia de um ser vivo para o outro.

Isso acontece porque os seres vivos sejam eles um humano, um animal, fungo ou bactérias, necessitam de energia para viver. E de um modo geral essa energia é obtida por meio da alimentação.

Entretanto, é importante ressaltar que as plantas apesar de serem seres vivos, obtêm a energia de uma forma diferente por um processo chamado de fotossíntese, já que, elas, possuem a capacidade de sintetizar seu próprio alimento através da água e da luz solar.

Sendo assim, cada ser vivo consegue por meio das plantas ou de outros animais a energia necessária para sobreviver.

Composição de cadeia alimentar

Uma cadeia alimentar é composta por seres vivos divididos em três níveis: produtores, consumidores e os decompositores.

Seres vivos produtores

Os seres vivos produtores (autótrofos) são aqueles sintetizam seu próprio alimento, ou seja, as plantas e as algas, que retiram nutrientes do solo ou do oceano e pelo processo de fotossíntese fabricam seus próprios alimentos.

Seres vivos consumidores

Os seres vivos consumidores (heterótrofos) são aqueles que não produzem o seu próprio alimento, ou seja, eles obtêm alimentos a partir de outros seres vivos. Os humanos e os animais são exemplos da cadeia alimentar de seres consumidores.

Os seres vivos consumidores são ainda classificados em: primários, secundários, terciários e quaternários.
  • Consumidores primários: os herbívoros, seres que se alimentam de material vegetal. Exemplo: crustáceos, vacas e camundongos.
  • Consumidores secundários: são os seres que se alimentam dos herbívoros, como, por exemplo, uma cobra que se alimenta de camundongos. 
  • Consumidores terciários: fazem parte desse grupo os carnívoros, pois, eles se alimentam de outros seres primários. Exemplo: uma baleia que come foca, que come peixe. 
  • Consumidores quaternários: estes são os carnívoros que estão no topo da cadeia alimentar. Um leão que come um servo ou um urso que come uma lontra são exemplos da cadeia alimentar de seres consumidores quaternários.
Seres decompositores

Os seres decompositores são aqueles que decompõem a matéria orgânica morta e retiram dela a energia necessária para viver. Os fungos e as bactérias são exemplos de seres desse grupo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fases da Lua - Quais são elas? O que elas representam? Quais as datas de mudança?

Camadas da Terra - Núcleo, manto, crosta - Quais as funções da estrutura interna da terra?