segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Quais são os ossos do corpo humano?

Ao todo o corpo humano é formado por 206 ossos, que são divididos em ossos da cabeça, do pescoço, do ouvido, do tórax, do abdômen, dos membros inferiores e dos membros superiores. Ossos e cartilagens compõe o sistema esquelético humano.

O esqueleto humano tem a função de fornecer sustentação  ao corpo, além de proteger os tecidos mais moles que constroem o corpo humano. Os ossos também são os responsáveis por produzirem células hemácias, e de servirem como importantes depósitos para nutrientes, como ferro e cálcio.

Os ossos mais importantes do corpo humano



Em casa divisão de conjunto de ossos existem aqueles que são os mais importantes para o corpo. Esta importância será determinada pela função do osso, como por exemplo, o maxilar, responsável por sustentar os dentes na boca.

Mostraremos abaixo os ossos mais importantes em cada parte do corpo:

Cabeça
Crânio: frontal, parietal, temporal, occipital, esfenóide, etmóide.
Face: zigomático ou malar, maxilar, nasal, mandíbula, palatino, lacrimal, vômer e concha nasal inferior.
Ouvido: martelo, estribo e bigorna.
Pescoço: Hióide.
Cintura escapular: clavícula e omoplata.
Tórax: externo e costelas.
Coluna vertebral: vértebras cervicais, vértebras lombares, vértebras torácicas.
Braços: úmero, ulna, e rádio.
Mãos: escafoide, semilunar, piramidal, trapézio, e falanges.
Cintura pélvica: ossos do quadril, sacro, e cóccix.
Pernas: fêmur, patela, tíbia, e fíbula.
Pé: calcâneo, tálus, navicular, metatarsais, e falanges.

Como manter a estrutura óssea fortalecida 



Dada a sua relevância para o corpo humano manter os ossos fortes e saudáveis é extremamente importante, e o cálcio é um dos grandes responsáveis por isto. 

O cálcio se caracteriza por ser o mineral utilizado pelo corpo como matéria-prima para a formação dos ossos, é o nutriente fundamental neste processo. Desta forma, para que os ossos se mantenham fortes é necessário que o organismo receba a quantidade de cálcio correta.

Leite e seus derivados, vegetais, principalmente os de folha verde-escura, e peixes como, salmão e sardinha, são fontes riquíssimas de cálcio, é devem estar presente na alimentação dos seres humanos.

Com o passar do tempo e o envelhecimento da estrutura óssea, este cuidado passa a ser ainda mais importante, já que a metabolização do cálcio no organismo começa a ser insuficiente.

Praticar exercícios físicos regularmente também é importante para manter a estrutura óssea fortalecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário