terça-feira, 30 de outubro de 2018

O que é Socialismo? Onde Foi criado? Quais as principais características?




O socialismo é um sistema político e econômico que se fundamenta no princípio de igualdade. A finalidade do regime é de transformar a sociedade por meio da distribuição de renda e de propriedades, diminuindo assim a desigualdade social.

Desta forma, o sistema socialista prega a extinção da propriedade privada, dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado. Além do e controle do Estado e a divisão igualitária da renda.

A ideia do socialismo foi criada no século XVIII na Europa como forma de repensar o capitalismo. Os primeiros pensadores deste regime foram: Saint-Simon (1760-1825), Charles Fourier (1772-1837), Louis Blanc (1811-1882) e Robert Owen (1771-1858), conhecidos como criadores do socialismo utópico.

Já no século XIX, Karl Marx (1818 - 1883) e Friedrich Engels (1820 – 1895) foram os principais teóricos do sistema socialista. Eles são conhecidos como os criadores do socialismo científico, que diferente do utópico, se baseava em uma análise histórica e filosófica da sociedade. 

As principais características do socialismo: 


Coletivização dos meios de produção

Em uma sociedade socialista os meios de produção como terras, máquinas e empresas são propriedade coletiva e administrada pelo Estado. Todas as riquezas produzidas são distribuídas de forma igualitária entre todos os cidadãos ou investidos em benefício da sociedade. 


Extinção de classes sociais

No socialismo não há ricos e pobres, patrões ou empregados. No regime existe apenas a classe social dos trabalhadores, e os recursos são de todos.  


Intervenção do Estado

Para garantir a igualde na sociedade, em um regime socialista todas as intervenções econômicas e sociais que são realizadas pelo Estado de forma permanente. 


Distribuição igualitária de renda

Toda a produção feita pela sociedade e a riqueza deve ser distribuída de forma igualitária entre todos os cidadãos. O Estado é o responsável por controlar e dividir o lucro entre o proletariado.  


Interesse coletivo no lugar do interesse individual 

Conforme o pensamento socialista o interesse coletivo ( sociedade) é mais importante do que o interesse individual das pessoas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário